top of page

“Dietas”



Quem já não ouviu falar da “dieta x” ou da “dieta y”? Ou porque uma amiga está a fazer ou porque aquela famosa w foi à televisão e disse que fazia uma dieta que para ela foi milagrosa e perdeu imenso peso e agora se sente ótima!


Pois é! Mil e uma dietas e cada uma melhor que a outra, será? Bem, antes de mais é importante esclarecer e entender o que realmente significa o conceito “dieta”. Vejamos. Segundo um artigo de revisão de Nutrícias – “o seguimento de uma dieta, enquanto regime alimentar variado, tinha o propósito de tornar saudável o individuo. Integrava, por sua vez, um estilo de vida” (…). Logo, desta forma, estará incorreto dizer que estamos a fazer uma dieta especifica quando na verdade esse será um estilo de vida pelo qual decidimos optar, certo? Confuso? Talvez! Vamos por etapas, então.


Se dieta é considerado um estilo de vida não posso afirmar que estou a fazer uma determinada dieta, por ex. “sem hidratos de carbono” – arroz, massa, batata, pão (…), quando na realidade esse não será o meu estilo de vida, mas sim algo que estou a praticar durante um certo período de tempo de forma a atingir um determinado fim. É isso mesmo que se estão a questionar! Na realidade este conceito surge muitas vezes de forma menos correta. A verdade é que quando restringimos ou aumentamos o consumo de algum grupo e/ou alimento do nosso dia-a-dia alimentar estamos com foco num objetivo especifico. Pode ser ele emagrecer, tonificar, melhorar algum parâmetro especifico da nossa saúde, mas não nos podemos esquecer que quando essa alteração ganha um peso significativo na nossa vida, esta não se torna viável!


É importante, sim, alterar e/ou otimizar os nossos hábitos alimentares e torná-los na nossa rotina alimentar. Esse sim é o segredo para que se consiga atingir um objetivo e permanecer com o mesmo ao longo do tempo. Como refiro, muitas vezes, em consulta o mais “difícil” é manter o objetivo pretendido e não chegar até ele!



Andreia Grumete, Nutricionista na ForYourMind, Cédula Profissional 2929N


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Gaguez

bottom of page