top of page

A Gaguez


A gaguez ou Perturbação da Fluência é uma perturbação da comunicação, de causa genética, neurológica ou psicossocial, com uma alteração na forma como o cérebro processa a fala, afetando a fluência do discurso.


Assim, o discurso poderá ser pautado por comportamentos primários como as repetições, as pausas, os prolongamentos e os bloqueios, podendo ainda surgir comportamentos secundários como os movimentos faciais e corporais.


Estima-se que cerca de 1% da população mundial gagueje, havendo assim em Portugal cerca de 100.000 pessoas com gaguez.


Algumas crianças gaguejam durante um curto período (inferior a 6 meses) da infância, com presença de características como as repetições, as pausas, os prolongamentos e os bloqueios, sendo este tipo de gaguez típico do desenvolvimento. Caso a gaguez surja após os 4 anos de idade, persista durante um período superior a 6 meses ou caso existam comportamentos secundários associados (ex.: movimentos corporais), a criança deverá ser avaliada por um Terapeuta da Fala.


A gaguez não tem cura, mas existem estratégias que poderão ser aprendidas, de forma a controlar os momentos de gaguez e a reduzir assim a frequência dos mesmos. Existem diversas abordagens terapêuticas, baseadas em evidência científica, que poderão ser introduzidas por um Terapeuta da Fala, melhorando assim a fluência e, consequentemente, a qualidade de vida da pessoa que gagueja.


Mito:

A gaguez é provocada por um trauma.

Um trauma psicológico não é motivo para o aparecimento da gaguez.


Curiosidade:

Sabia que as pessoas que gagueja, não gaguejam a cantar ou a falar em coro?

Estas funções são controladas de forma diferente pelo cérebro, sendo ativadas áreas cerebrais diferentes. Assim, poderemos observar uma fala mais fluente em situações que não envolvam uma fala espontânea, como cantar, falar em coro, falar com animais, imitar uma personagem, etc.


Texto elaborado por: Dra. Cindy Fernandes, Terapeuta da Fala.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page