top of page

A Terapia da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, com o objetivo de otimizar as capacidades do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção nas áreas da comunicação, linguagem oral e escrita, articulação verbal, fluência, voz e motricidade orofacial.
Áreas de intervenção:
-
Linguagem: crianças com alterações no desenvolvimento linguístico, p. ex. na aquisição de vocabulário e na construção frásica, ou adultos com afeção da linguagem devido a alterações neurológicas, p.ex. após a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral.
-
Articulação verbal: crianças com dificuldades na aquisição dos fonemas (sons) ou que realizam trocas e omissões de fonemas no seu discurso, bem como adultos que pretendem melhorar a produção de determinados fonemas.
-
Fluência: crianças, jovens e adultos que apresentam repetições de sons/palavras,prolongamentos de sons, hesitações e/ou bloqueios no seu discurso (gaguez).
-
Comunicação: crianças com alterações nas competências de interação verbal e não verbal, da intencionalidade comunicativa e das funções comunicativas, devido p. ex. a uma Perturbação do Espectro do Autismo.
-
Voz: indivíduos com alterações na vibração das pregas vocais (apresentando p. ex. rouquidão), devido a uma lesão como a presença de nódulos ou devido a um mau uso e abuso vocal. O profissional irá orientar o indivíduo na realização de exercícios para a melhoria da sua voz e fornecer estratégias para o correto uso da voz no seu dia a dia.
-
Motricidade orofacial: reabilitação das funções e estruturas do sistema estomatognático, podendo acompanhar desde recém-nascidos com dificuldades de sucção no processo de amamentação ou indivíduos com alterações na mastigação, na deglutição (ato de engolir; p. ex. devido a um AVC), na respiração (p. ex. em respiradores orais) ou na estética facial (p. ex. nas assimetrias faciais).
Sinais de alerta
-
Não interagir com outras crianças;
-
Ter dificuldade em compreender o que lhe é dito;
-
Ter 2 anos e não falar ou dizer poucas palavras;
-
Ter dificuldade em expressar-se;
-
Produzir incorretamente, trocar ou omitir sons nas palavras;
-
Respirar maioritariamente pela boca;
-
Ter dificuldade em aceitar algumas consistências de alimentos;
-
Ter mais de 4 anos e gaguejar;
-
Apresentar rouquidão persistente;
-
Ter dificuldade em engolir os alimentos;
-
Ter dificuldades na aquisição da leitura e escrita.
Apresenta ou conhecer alguém que apresenta alguma destas alterações?
Agende a sua consulta de avaliação na ForYourMind.
Uma intervenção atempada é a chave para o sucesso terapêutico.
bottom of page