Image by Amy Hirschi

A supervisão de casos clínicos é considerada um dos pilares basilares da formação de um psicólogo/psicoterapeuta.

A supervisão é dirigida a Psicólogos que pretendam uma atualização dos seus conhecimentos teóricos e práticos, de modo a que no exercício das suas funções responda mais adequadamente aos casos clínicos que acompanham.

Trata-se de um espaço de ensino e aprendizagem caracterizado por uma relação humana que possibilita o aprofundamento do conhecimento pessoal e das qualidades terapêuticas através da análise de material clínico sobre os pacientes com vista à compreensão mais aprofundada do caso e ao desbloqueio e manejo de situações no processo terapêutico.

Esta ferramenta de trabalho, para além do supramencionado,  assenta igualmente na análise e discussão de exercícios experienciais, bibliografia aconselhada, dinamização de role-plays ou apresentação de interações em contexto real de sessão.

 

A supervisão em grupo possibilita ouvir os casos apresentados por outros profissionais, possibilitando uma discussão e reflexão conjunta sobre a forma como estão a ser geridos os processos clínicos.

O modelo de supervisão desenvolvido pela ForYourMind é baseado ainda numa intervenção de carácter integrativo, complementar ao trabalho desenvolvido nas diversas abordagens teóricas dos estudantes e psicólogos que nos procuram. 

 

Objetivos gerais:
- Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre intervenção em psicologia clínica;
- Promover o desenvolvimento de competências práticas de avaliação e intervenção;
- Refletir e aprofundar estratégias alternativas a implementar na avaliação e/ou intervenção;
- Desenvolver o raciocínio clínico;
- Acompanhar o processo de diagnóstico (levantamento de hipóteses clínicas) e a evolução dos casos apresentados (feedback);

- Promover a postura do terapeuta em consultório, instituições públicas e privadas, escolas, entre outras,  alinhando-o o mais possível ao código de ética e deontologia profissional;
- Contribuir para um processo de construção da identidade profissional;
- Criar um espaço de partilha das dificuldades e dos sucessos individuais ou do grupo;
- Promover o desenvolvimento pessoal e do autoconhecimento;
- Empoderar  o profissional no exercício das suas funções.

Modalidades:

  • Supervisão individual
    As sessões de supervisão individual têm a duração máxima de 120 minutos com uma periodicidade quinzenal ou mensal, mediante marcação prévia. Após definida a data da primeira sessão de supervisão, o psicólogo(a) deve enviar, via e-mail, um relatório descritivo sobre o caso a discutir. Nesse relatório deverá constar informação sobre a avaliação e intervenção já realizada, independentemente da fase em que o mesmo se encontre, e detalhar dúvidas e objetivos concretos sobre o que pretende da supervisão, de forma a poupar tempo na apresentação do caso.

  • Supervisão em grupo (mínimo 3 elementos – máximo 5 elementos)
    As sessões de supervisão em grupo têm a duração máxima de 120 minutos e ocorrem com uma periodicidade quinzenal ou mensal. Após definida a data da sessão de supervisão, com o grupo de participantes definido, a ForYourMind criará um grupo restrito (privado) onde integrará todos os elementos do grupo. Nesse grupo, voluntariamente ou por sugestão do supervisor, o psicólogo(a) deve enviar, via e-mail, um relatório descritivo sobre o caso a discutir. Nesse relatório deverá constar informação sobre a avaliação e intervenção já realizada, independentemente da fase em que o mesmo se encontre, e detalhar dúvidas e objetivos concretos sobre o que pretende da supervisão, de forma a poupar tempo na apresentação do caso. Poderão também ser propostos temas de discussão por parte do supervisor, consoante as necessidades reconhecidas no grupo ou solicitadas pelos participantes. 

  • Supervisão para grupos de profissionais
    As sessões de supervisão têm a duração máxima de 120 minutos e ocorrem com uma periodicidade quinzenal ou mensal, após agendamento prévio. Após definida a data da sessão de supervisão, com o grupo de participantes, a ForYourMind criará um grupo restrito (privado) com todos os participantes. Nesse grupo, o psicólogo participante deve enviar, via e-mail, um relatório sobre o caso a ser alvo de discussão, com informação sobre a avaliação e intervenção já realizada, independentemente da fase em que o mesmo se encontre, além de dúvidas e objetivos concretos sobre o que pretende da supervisão, desta forma poupará tempo na apresentação do caso.

Supervisores Especializados

  • Doutora Leandra Cordeiro

  • Doutora Marta Reis 

  • Dra Natacha Cabete 

Tipologia das sessões: On-line ou Presencial (Leiria)

Frequências das sessões:  Quinzenal ou Mensal

 

Duração das sessões: 2 h0ras